03 julho 2013

A Seleção - Kiera Cass

                                                                                       
 A Seleção
 Autora: Kiera Cass
 Editora: Seguinte
 Número de Páginas: 361     
     
Sinopse:
Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.(Skoob)
No futuro, os Estados Unidos se tornam Illéa, um país dividido em 8 castas. Quanto maior o número da casta, mais precária é a sua situação, ou seja, a casta 1 é da realeza e a casta 2 a dos mendigos. America Singer pertence a casta 5, a dos artistas e ajuda sua família com apresentações em locais públicos.Em Illéa, existe um concurso, chamado "A Seleção", no qual, são selecionadas 35 garotas de castas diferentes para morar por um tempo no palácio e no final, o príncipe escolhe uma para se tornar a princesa de Illéa. Este nunca foi o sonho de America, que vive uma paixão  proibida por Aspen, um rapaz da casta 6, o que torna esse amor impossível, já que uma garota não poderia casar-se com um rapaz de casta inferior a dela.

Depois da insistência de sua mãe para se inscrever no concurso e uma briga com Aspen, America decide se inscrever, acreditando que, entre milhares de garotas ela não seria escolhida. Para a surpresa de nossa protagonista, seu nome aparece na tela da tv como selecionada para o concurso. Imagina só, 35 garotas disputando por uma coroa e pelo príncipe? Bem, America percebeu logo no início que muitas das garotas levavam aquilo muito a sério e que poderiam fazer de tudo para ganhar.

 Gostei muito desta temática de volta aos tempos da Monarquia. Enquanto lia, pude imaginar todos aqueles vestidos, sapatos, joias, o jardim, as refeições. A autora detalhou tudo, só que não é aquela descrição chata e cansativa, pelo contrário, torna a leitura agradável e permite a imaginação.

A estória é narrada pela America e ela é inacreditável: não tem medo de dizer "na lata" o que sente ou pensa, e isso me atraiu muito. Logo no primeiro dia, America discute com o príncipe e o insulta, mesmo assim, ele permite que ela continue no palácio e com o desenrolar dos fatos, America percebe que o príncipe não é nada daquilo que ela imaginava: um cara prepotente, sério e sem personalidade. Ela descobre que na verdade, Maxon pode ser amigo, engraçado, gentil, educado e muito bonito. (Sou do time do Maxon!) Esse é mais um triângulo amoroso, mas a estória não se foca só no romance. Também é narrado o dia-a-dia das selecionadas, as lições que elas têm que aprender e as provas pelas quais devem passar.

Durante o desenvolvimento da estória, o palácio sofre ataques dos rebeldes, que também são importantes na narrativa, discordam de várias atitudes do governo e serão mais abordados no segundo livro da Trilogia – A Elite.Nossa, a história é realmente muito boa, o tempo passa muito rápido e quando você percebe, já terminou a leitura e quer ter A Elite em suas mãos para saber o que vai acontecer. O final tem aquele gostinho de quero mais, porque ele precisa de continuação. Recomendo muito esse livro e espero que se divirtam em suas leituras!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...