18 junho 2014

Capitães da Areia - Jorge Amado

Capitães da Areia - Jorge Amado
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 283
 

Sensacional!
O livro é atemporal e além de tudo, comovente. A história se passa em Salvador, porém, em muitos momentos, nós podemos visitar outras cidades baianas.
É incrível como o autor consegue descrever a Bahia e o cenário histórico da época.

Em um trapiche, localizado em alguma praia de Salvador, há meninos abandonados à própria sorte, marginalizados. Órfãos, liderados por Pedro Bala, de apenas 15 anos, os meninos envolvem-se em inúmeras aventuras e crimes em busca da sobrevivência. Os pequenos ladrões das ruas da Bahia seguem Pedro Bala como seu chefe, eles possuem as suas próprias leis e sua própria moral.

Os meninos, na verdade, são homens. Eles precisam pensar como homens, agir como homens, lutar como homens para sobreviver. O mais velho deles tem apenas 16 anos, mas todos já sabem tudo aquilo que diz respeito à fase adulta.
Dividido em três partes, o livro narra episódios da vida de Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-pernas, Pirulito, Volta Seca e Boa Vida, cada um com sua singularidade e com sua forma de escapar de um mundo tão cruel.

Os Capitães da Areia, como são conhecidos por serem os ladrões da cidade de Salvador, ao longo de sua jornada, encontram pessoas que marcarão suas vidas eternamente. Uma delas é o Padre José Pedro, um homem bom e que faz o papel de amigo, companheiro e, muitas vezes ,de pai.

A história é marcada por sofrimento, numa época na qual a varíola tinha proliferado-se na Bahia, deixando um grande número de mortos. Algumas das vítimas foram os pais de Dora e Zé Fuinha. Estes ficam sem lar, pois todos têm medo da febre. Logo, Dora e seu irmãozinho se juntam aos Capitães da Areia, mudando o pensamento e as ações de muitos dos meninos abandonados.

Essa é uma história de amizade, dor, coragem, amor e lealdade. De forma sublime, Jorge Amado faz uma denúncia social que é pertinente tanto para a época de 1937, quanto para os dias atuais e que, infelizmente, será válida para tempos futuros, não só na cidade de Salvador, mas em todo o mundo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...