22 junho 2014

(Dica de Inglês) Ler livros em inglês.

Olá, pessoal. Tudo bom?
Hoje, reuni algumas dicas para aqueles que têm vontade de ler livros em inglês mas não sabem por onde começar. Previamente, gostaria de ressaltar que as dicas são baseadas na minha experiência como leitora. Então vamos lá?

Para mim, conhecimento nunca é demais.Acho muito instigante aprender palavras, expressões e costumes de outras culturas e, ao ler um livro em outra língua, tudo isso se torna possível. Se você domina um bom vocabulário, seguido de curiosidade e determinação, então leia as dicas abaixo:

1. Leia o que te agrada.
É muito importante procurar temas que você gosta, pois assim, você dificilmente se perderá na leitura ou desistirá de realizá-la. Se você ainda não se sente seguro em ler um livro na íntegra, você pode procurar por blogs, revistas e artigos sobre o assunto que te interessa. Este site aqui, da BBC, dispõe de vários recursos para quem estuda a língua inglesa. Além de disponibilizar vários textos jornalísticos, pesquisas, artigos e etc..., o site BBC também possui uma área (aqui) voltada para aqueles que estão aprendendo inglês,com vários textos, vídeos e podcasts legais. Portanto, além de praticar a língua, você ainda fica atualizado sobre o que acontece no mundo.

2. Leia o que você conhece.
Se você já conhece previamente o enredo de um livro, a leitura deste, não só em inglês, mas em qualquer outra língua, será mais fácil. A única novidade será a nova estrutura do texto. Eu comecei lendo as pequenas histórias do Sherlock Holmes, pois sou completamente apaixonada por suas aventuras. As histórias são muito descritivas, além de possuírem um inglês mais formal, aquele utilizado na Era Vitoriana. Por isso, indico a leitura de livros infanto-juvenis ou jovem- adulto, pois apresentam uma linguagem mais fácil.

3. A pronúncia das palavras.
Um grande problema na leitura de um livro em inglês é a questão da pronúncia. Muitas vezes, você pode compreender o que está escrito, mas não conhece a pronúncia das palavras. Logo, o seu vocabulário vai expandindo-se, porém você não sabe como pronunciar o que aprendeu. Uma das soluções deste problema é o uso dos audio books. Enquanto a história está sendo narrada, você pode acompanhá-la, aprendendo, simultaneamente, a pronúncia e a escrita das palavras. Você pode encontrar audio books gratuitos aqui e aqui.

4. Português x Inglês.
Outra forma de ler em inglês é possuir uma cópia do livro nesta língua e outra no português, assim, você pode comparar as estruturas das orações. Eu utilizava este recurso ao ler algumas histórias do Sherlock Holmes, pois eu já possuía os exemplares em português. Para facilitar mais ainda este processo, existem livros bilíngues, como Orgulho e Preconceito, lançado pela editora Landmark.



 5. Uso do dicionário.
O dicionário é um recurso indispensável no estudo de uma língua, porém durante a leitura, não se apegue tanto a ele. Se você procurar cada palavrinha que desconhece no dicionário, você nunca vai terminar de ler o livro e vai achar que ler em inglês é uma tortura. Tente entender as palavras através do contexto, porém, se a palavra é muito importante para o parágrafo, recorra ao dicionário.
O dicionário que utilizo é um English - English. Procure utilizar um similar, pois ao invés de descobrir a tradução da palavra, você entende o significado dela, e melhor ainda, em inglês. Assim, você estará voltado, todo o tempo, ao inglês, passará a pensar em inglês durante a leitura.
Você pode utilizar dicionários online, como este, este e este.

Anote as palavras novas, faça flash cards para sempre utilizar o que você aprendeu.






Aqui estão algumas sugestões de livros de fácil compreensão:



Persista e tenha sempre curiosidade. Sucesso !!!

Beijos


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...