21 novembro 2014

The truth about forever - Sarah Dessen

The truth about forever
Autora: Sarah Dessen
Editora: Speak/Penguin
Número de Páginas : 374
Inglês: fácil-médio


O que dizer da Sarah Dessen? Ela é uma escritora e tanto. Sua escrita é bem-estruturada, cativante e emocionante. A Dessen foi muito feliz na construção de suas personagens, que são tão reais, humanas. Tudo na história se encaixa, o título faz muito sentido e é explicado no decorrer da história. Eu simplesmente amei a ideia da autora.

How weird it was that so many bits and pieces, all diverse, could make something whole. Something with potential. "Perfect".     Como era estranho que tantas peças e pedaços, tudo diverso, poderiam tornar algo um todo. Algo com potencial. "Perfeito". pág 121 

Sem mais delongas, vamos à história!

Macy e sua mãe Débora têm passado por momentos difíceis e tensos no último ano, já que o pai da garota morreu de uma forma inusitada. Na manhã seguinte ao Natal, como de costume, o pai de Macy a acorda para correrem, ela é uma ótima corredora, digamos que a melhor da região. Contudo, a menina continua na cama e o pai vai sozinho. Então, Macy resolve acompanhá-lo na corrida, mas quando chega à rua, encontra-o deitado no chão, tendo um ataque cardíaco. Desde este episódio, Macy se torna uma adolescente cada vez mais introvertida. Ela e sua mãe encontraram uma forma de manter o controle de suas vidas: não mencionar o nome do pai, deixar o passado de lado e focar nos seus objetivos. Enquanto Débora leva o negócio da família extremamente à sério, deixando de viver para trabalhar, Macy tenta ser perfeita para ela mesma e para a mãe. Ela conta com a ajuda de Jason, seu namorado mais do que inteligente e certinho. Perfeito, na concepção da garota. O problema é que a relação dos dois é muito fria, sem afeição, assim como entre mãe e filha.

A história realmente inicia-se quando Jason vai para o Brain Camp, um acampamento para pessoas muito, muito inteligentes. As coisas começam desandar na relação dos dois e , eis que surge o pessoal do Wish, um buffet muuuuito divertido e caótico. Enquanto a Macy trabalha na biblioteca, no lugar de Jason, tendo que aturar duas meninas chatas que pensam que são melhores que ela, a garota também passa seu verão trabalhando no buffet, aprendendo como superar seus medos e descobrir coisas nela que nunca imaginava que pudessem existir. Para isso, ela conta com a ajuda de Delia, Kristy, Monica, Bert e Wes.


Como eu já mencionei, as personagens são muito bem construídas, elas são singulares, me cativaram bastante. Não há como não se apaixonar pelo Wes, ele está longe de ser perfeito e também não procura a perfeição. Mas é isso que o torna tão apaixonante. Macy e Wes se tornam amigos e, através dele, ela conseguirá se libertar de vários dos seus medos e sentimentos mais ocultos.
O romance é sutil. Ele vai se desenvolvendo aos poucos e tudo acontece na hora certa. Não tem como não torcer por um final feliz!! *-*

Eu realmente adorei a Kristy e a Caroline, irmã da Macy. Elas são personagens muito fortes e marcantes, daquelas que falam e fazem o que querem sem se importarem com os outros. Elas têm estilo, personalidade e a Caroline me fez, até mesmo, chorar. 
Em alguns momentos, fiquei muito chateada com a Débora, como ela está cega, não vê como Macy está se sentindo, não nota o que ela faz com a própria filha. Mas, ao mesmo tempo, eu consegui relevar, pois ela também estava sofrendo muito,estava apenas tentando ser forte por ela e pela Macy. Cada um possui uma forma de encarar o sofrimento e a forma que a Débora encontrou, foi tentar enterrar o passado e não dar brecha para restaurá-lo. 
That's what I mean about forever, too. For any one of us our forever could end in an hour, or a hundred years from now. You can never know for sure, so you'd better make every second count. (Kristy)
Isso é o que eu quero dizer sobre para sempre, também. Para qualquer um de nós, nosso para sempre poderia acabar em uma hora, ou em cem anos a partir de agora. Você nunca pode saber com certeza, então é melhor fazer cada segundo contar. pág 136

Leiam, leiam, leiam! A história é realmente muito emocionante e nós podemos aprender muito com a transformação da Macy e sobre a concepção do para sempre, pois, as vezes, estamos tão preocupados em sermos perfeitos e mantermos o controle de nossas vidas, que não aproveitamos o instante, que pode ser um para sempre. Depende do nosso ponto de vista e como nos sentimos.

Eu canto porque o instante existe e minha vida está completa. (Cecília Meireles) 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...